Com o desenvolvimento de um plano de ação feito sob medida para o negócio é possível diminuir cargas tributárias e aumentar os índices de lucratividade.
Tudo isso por meio de operações contábeis que fazem sentido para as necessidades apresentadas pela sua loja.
Por meio de uma visão mais gerencial, você passa a entender quais são os custos fixos do seu negócio e tudo o que ele precisa para não ser colocado em risco.
Leia aqui as principais dúvidas que envolvem esse serviço oferecido pela Expansion.
O e-commerce cresceu, e não foi à toa. A pandemia até levou os consumidores a ficarem confinados em seus lares, mas eles não deixaram de adquirir bens que comprariam se estivessem na rua, só que agora, online.
Segundo dados da Neotrust, fonte de informações do e-commerce brasileiro, o e-commerce registrou mais de 300 milhões de pedidos e faturou mais de R$126 bilhões no Brasil em 2020, e 47% dos consumidores compraram online pela primeira vez em 2021.
Porém, é claro que todo este faturamento não vai direto para os bolsos dos vendedores.
As lojas online estão sujeitas às mesmas tributações que as lojas físicas. O que pode variar é o ICMS, cobrado de acordo com o estado que receberá o produto.
Porém os tributos que cada e-commerce deve arrecadar depende do regime no qual está enquadrado. No Simples Nacional se inicia em 4% sobre o faturamento, podendo chegar em 19%.
Por isso é imprescindível a análise conjunta entre o empresário e o Contador para traçar a melhor estratégia para sua empresa.
Esse é o primeiro passo para colocar sua loja virtual em funcionamento. Assim que o empreendedor abre o negócio ele deve fazer o registro do negócio CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) na junta comercial e na prefeitura de sua cidade.
Claro que um empreendedor digital consegue cadastrar meios de pagamentos com um CPF, mas ter um CNPJ faz toda a diferença para seu negócio. Esse fator passa mais credibilidade para o consumidor, que se sente mais confiante em comprar um produto de uma empresa e não de uma pessoa física.
Com um CNPJ, o empreendedor pode emitir notas fiscais, o que é uma garantia para o consumidor de troca do produto em caso de defeito ou insatisfação. Mas o dono do negócio também tem algumas vantagens como acesso a créditos com juros mais atrativos e compra de produtos no atacado de forma mais facilitada.
Além disso, quando você tem um e-commerce que opera de forma legal oferece a possibilidade de planejar um crescimento do negócio.
Procurar serviços de contabilidade para e-commerce é fundamental para que você consiga escolher qual o regime de tributos mais adequado. Caso contrário, você corre o risco de pagar mais impostos do que deveria, o que vai diminuir consideravelmente seus lucros e ainda ameaçar a saúde financeira de seu negócio.
No Brasil, existem 4 formas de se cadastrar como pessoa jurídica. Então, na hora de escolher o regime tributário da empresa, você pode optar pelas seguintes modalidades: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Depende da cidade que será a abertura e da condição dos documentos que você vai disponibilizar, mas em média, na Expansion você tem seu CNPJ até 24 horas. Fale com a gente entenda o processo todo, o que você precisa fazer e como conduzimos os processos nas prefeituras e juntas comerciais. Nosso time de especialistas e nossa tecnologia permite que os tempos na Expansion sejam bem aproveitados e você tenha seu e-commerce legalizado no menor prazo possível.